Resenha Critica
EDUCAÇÃO FISICA
GERRY ADRIANO
RESENHA
NOVA VENÉCIA
2013
As características pessoais de bom professor na opinião dos acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM.
O presente artigo relatou a opinião de diversos alunos de Licenciatura de Educação Física, sobre o perfil de um bom professor, seria um professor amigo ou um professor autoritário. E qual seria seu papel na escola de hoje?
O texto destaca a opinião de muitos autores sobre o tema como o de Pereira e Garcia (1996). o ‘bom professor’, além de associar-se à categoria de professor, deve estar ligado a uma situação histórica dada, com implicações sociológicas, culturais e políticas, manifestadas na sua forma de ser, como pessoa e como profissional.
Outros autores opinaram sobre o assunto como Pimenta (1997), não é uma questão, apenas, de condições pessoais. O conhecimento das diversas e contraditórias realidades escolares vai possibilitando que se coloquem as bases do que é ser ‘bom professor’.
Então, partindo desses pressupostos, os pesquisadores, focaram nos professores de Educação Física. Como seria um bom professor de Educação Física na opinião de 38 futuros professores de Educação Física? Embasado no papel do professor no processo ensino- aprendizagem.
Cunha (1992) que diz que é difícil fracionar a imagem do bom professor, pois vários aspectos se entrelaçam e certamente se interrelacionam na prática pedagógica. Através de uma entrevista, chegaram a conclusão que os professores de Educação Física deveria ter varias características pessoais, como: Ter boa didática, ter domínio de conteúdo, ser respeitador, ser criativo, gostar do que faz, ser educador, ser planejador, ser atualizado, ser profissional, ser orientador, ser justo, ser dinâmico, ser incentivador, ser exigente, ser persistente, ter cultura geral, ser amigo, ser comunicativo, ser compreensivo, ser interessado, ser inteligente, ser eficiente,