Resenha critica
Adrielly Buratto Machado
Universidade Tecnológica do Paraná
O artigo visa relatar a historia das primeiras formas de ensino no Brasil, como ela foi implantada e relatando os principais acontecimentos históricos, dando ênfase a atual estrutura em que a disciplina de Ciências se encontra nos dias de hoje.
De inicio os autores relatam como o ensino de ciências foi implantado no Brasil, tendo força com a chegada da família real em 1808 e somente em 1932 se estabeleceu definitivamente no currículo das escolas brasileiras, nos mostrando então o quão difícil foi para que a disciplina de ciências fosse valorizada.
Somente com a LDBEN que o então nível primário e ginasial passou a pertencer a um único nível de ensino de primeiro grau, com oito anos de duração, nesse nível de ensino, passou a ser obrigatória a carga horaria da disciplina de Ciências desde a primeira serie, descrevem os autores.
Os autores relatam que contrario a alguns objetivos que permeavam o ensino de ciências o Ministério da Educação e do Desporto (MEC) modificou alguns deles a partir da LDBEN n. 9.394 de 1996, propondo que uma das características importantes para o ensino de Ciências é a compreensão de que o mesmo não seja apenas uma disciplina de definições cientificas, mas que por intermediário dos professores seja uma disciplina desafiadora e com situações problemas que envolvam o contexto social de cada educando que assim vai se aprofundando na complexidade do conhecimento (BRASIL. 2000).
Para Tenenblat (2007) o ensino adequado de ciências estimula o raciocínio logico e a curiosidade, ajuda a formar cidadãos mais aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e fortalece a democracia, dando a população em geral melhores condições para participar dos debates cada vez mais sofisticados sobre temas científicos que afetam nosso cotidiano. A meu ver a forma como o professor transpõe