RESENHA CRITICA O SEGREDO DE LU SA
RESENHA CRÍTICA EMBASADA NA OBRA DE FERNANDO DOLABELA. O SEGREDO DE LUÍSA.
LEANDRO TEIXEIRA MONTEIRO
LEANDRO TEIXEIRA MONTEIRO
RESENHA CRÍTICA EMBASADA NA OBRA DE FERNANDO DOLABELA. O SEGREDO DE LUÍSA.
Trabalho de Empreendedorismo, do Curso de Administração apresentado à Faculdade de Guanambi, como requisito parcial para aprovação na Disciplina.
Orientador: Prof. MBA Fabricio Lopes.
Guanambi - BA
Setembro/2010
INTRODUÇÃO
A obra de Fernando Dolabela relata a trajetória empreendedora de Luísa, que se passa entre as cidades de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, e Belo Horizonte, a capital mineira. Luísa era uma estudante de Odontologia que não via nessa área seu futuro de sucesso, mas que alimentava seu ego num sonho de se tornar uma empresária bem sucedida, sonho este que tinha como fonte inspiradora sua Tia Fernanda, uma comerciante, proprietária do armazém Sereia Azul. Fernanda tinha o Dom de produzir uma goiabada de excelente qualidade, produto este que conquistou um grande número de admiradores, e Luísa, todas as vezes que retornava a Ponte Nova para passar o final de semana, levava para seus amigos da capital uma pequena quantidade desta goiabada.
Após um grande número de elogios e pedidos de novas remessas do produto, Luísa percebeu então a oportunidade de realizar seu grande sonho: ela notou que aquele poderia ser um produto para se trabalhar. Industrializando a produção da goiabada desenvolvida por sua Tia Fernanda, ela poderia ter a chance de levar até aquele nicho de mercado um produto diferenciado e que ela sabia muito bem ser um produto com qualidade reconhecida, visto que, todos que experimentavam acabavam por elogiar.
Ao colocar seu objetivo em prática, Luísa percebeu que teria mais problemas e desafios do que imaginava. Mas, sem pensar em desistir, procurou por pessoas que ajudariam na tarefa de trazer seu sonho à tona. A primeira delas foi o Professor Pedro, especialista