ASPECTOS TICOS E SOCIAIS DO ABORTO
ASPECTOS ÉTICOS E SOCIAIS DO ABORTO*
Fernando Gomes Gerude**
RESUMO
Aborda uma discussão à cerca do aborto. Discute-se sobre o aborto no ponto de vista da ética médica, abordando, também, o tema na ética religiosa. Analisa-se o pensamento da sociedade em geral a respeito do aborto.
Palavras-chave: Aborto. Ética. Religião. Saúde.
1 INTRODUÇÃO
Utilizo-me das palavras de BITTAR, que diz que “é como um saber que se verte e se direciona para o comportamento que se deve definir e divisar conceitualmente o que seja a ética” .
Citando mais uma vez BITTAR:
“... a prática ética deve representar a conjugação de atitudes permanentes de vida, em que se construam, interior e exteriormente, atitudes gerenciadas pela razão e administradas perante os sentidos e os apetites”. (DWORKIN. 2005, p. 9).
Dados concretos parecem levar a uma reflexão de certo modo óbvia: até que ponto o aparente descaso por parte de autoridades governamentais e médicas em relação à questão da prática do aborto está contribuindo para o agravamento do problema?
“a grande polêmica sobre o aborto é, no fundo, um debate sobre uma questão moral e metafísica: saber se mesmo um embrião recém fertilizado já é uma criatura humana com direitos e interesses próprios” .
Assim, estaríamos numa linha de raciocínio que nos levaria a refletir de planejamento familiar, à saúde e assistência à mulher.
2 UM CONTEXTO GERAL DO ABORTO
Diante dessa variedade de aspectos que envolvem não somente questões de natureza ética, política e religiosa, por um lado, mas também sócio-econômicas, psicológicas, e, sobretudo, de saúde pública, por outro, é que o aborto coloca-se como problema cuja existência concreta não pode ser ignorada na atualidade exigindo uma discussão pela sociedade brasileira.
Tal discussão deverá oferecer diretrizes gerais ao estabelecimento de uma política social e de saúde para o setor que considere, não somente, as implicações dessa prática em termos concretos, mas também, as