Resenha critica sobre o texto o homem uma pergunta muitas respostas
O texto, O Homem: Uma pergunta e muitas respostas aborda de maneira muito simples que o não existe um conceito pronto do que é o homem, através de um texto cheios de indagações o autor tenta mostrar esse conceito está sendo sempre construído e que portanto sempre teremos uma pergunta que não pode ser respondida, ele mostra que uma serie de fatores pode nos diferenciar do mundo animal, mais que criar um conceito para uma coisa muito complexa é limitar o nosso pensamento, pois esse conceito não pode ser feito por uma só pessoa, já que segundo o texto a resposta para essa pergunta, O que é o Homem ? É respondida de acordo com a vivência de cada um é algo individual e inerente a cada um.
Da mesma forma texto Você tem Cultura? Também tenta passar essa mesma ideia, mais focando em outro assunto, o auto do texto tenta mostrar que a diversas formas de se conceituar cultura, e que esses conceitos embora diferentes não excluam o outro, outra ideia pertencente ao texto é que cultura permite relacionar as pessoas, essa ideia de certa forma está contida no primeiro texto, pois o conceito de homem também é algo que relaciona as pessoas, já que todos nós por mais que tenham vivências diferentes ainda somos seres humanos.
Uma ideia muito interessante do texto é quando se afirma que cultura é equivalente ao número de livros que você leu, às vezes pode ser confundida como inteligência, como se as pessoas que não leram nenhum livro não tivesse cultura, na verdade esse conceito assim como o conceito de o que é o homem é complexo demais e os dois estão fortemente relacionados ás vivências de cada individuo.
Por tanto os dois texto mesmo tratando de assuntos que aparentemente não estão interligados, se relacionam, pois tanto o conceito de Cultura quanto o conceito de O que é o Homem, são conceitos baseados na vivência individual de cada um, e, portanto, não pode ser limitada a um conceito especifico, pois dessa maneira estariam conceituando