N2 COMUNICA O E EXPRESS O
Observe a imagem a seguir.
Tendo como pressuposto que a imagem acima estabelece um intertexto com a história de Chapeuzinho Vermelho, analise se essa relação entre a história original e a imagem pode ser compreendida como uma paráfrase, estilização ou paródia.
Sua resposta deverá ter entre três e seis linhas e será avaliada a partir dos seguintes critérios:
A resposta indica compreensão adequada dos conceitos de paráfrase, estilização ou paródia.
A resposta apresenta uma análise pertinente da relação entre a imagem e a história original de Chapeuzinho Vermelho, tendo em vista o conceito de paráfrase, estilização ou paródia.
A resposta está coesa e coerente com boa organização de parágrafo.
A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.
Pressione Tab para acessar o editor de conteúdo. Para a barra de ferramentas, pressione ALT+F10 (PC) ou ALT+FN+F10 (Mac).
PERGUNTA 2
Leia o trecho da resenha "Um gramático contra a gramática".
"Nos seis pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática linguística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".
Relacionando intertextualidade e estratégias de leitura, pode-se afirmar que as resenhas
a.
Apresentam intertextualidade explícita e podem ser usadas como estratégia de pré-leitura para aqueles que desejam ler a obra.
b.
São uma forma de intertextualidade implícita e uma estratégia de pós-leitura, para que o leitor tenha um resumo da obra resenhada.
c.
Não são textos intertextuais e podem ser consideradas estratégias de pré-leitura, possibilitando a ampliação de