Resenha Critica PAPALIA
MATÉRIA: Psicologia do desenvolvimento II
PROFESSOR: Verônica Aparecida Pereira
Resenha Crítica- Influência dos estágios de maturação sexual no estado nutricional, antropometria e composição corporal de adolescentes.
O artigo “Influência dos estágios de maturação sexual no estado nutricional, antropometria e composição corporal de adolescentes” cujos autores são Kiriaque Barra, Sylvia do Carmo e Silvia Eloiza Priori, tem como objetivo analisar a influência dos estágios de maturação sexual no estado nutricional, antropometria e na composição corporal de adolescentes de ambos os sexos. Além de apontar algumas dificuldades de metodologia sobre a estadia pubertária. No artigo, são abordados todas as modificações da puberdade, tais como, as modificações morfológicas, que tem início a partir do aparecimento das características sexuais secundárias. Além disso, ocorre uma modificação no padrão de secreção hormonal em relação á infância, esse fato pode ser explicado devido a ativação do eixo hipotalâmico hipofisáro-gonadal , tendo assim, a secreção de hormônios como a testosterona e o estradiol que são os grandes responsáveis por as modificações na puberdade.
No texto os autores também apresentam estudos sobre o estadiamento pubertário em 1969 e 1970, onde meninas e meninos foram observados e acompanhados desde o primeiro sinal de puberdade até a completa maturação e baseando-se nisso foram classificados em cinco estágios (estágio 1: pré-puberal ; estágio 2 a 4: puberais; estágio 5: pós-puberal). Outro estudo presente no artigo foi realizado no Brasil tendo como objetivo, caracterizar o processo de maturação sexual, realizado com 6765 adolescentes de 10 a 19 anos residentes do município de Santo André, São Paulo. Apartir de tal pesquisa, foi observado que ao comparar a maturação sexual entre meninas e meninos o desenvolvimento ocorre cerca de um ano mais cedo nas meninas, sendo geralmente aos 13 anos, já