RESENHA CRITICA HERANÇA SOMBRIA
Nolêto, Alexandre Christian de Jesus. Herança sombria. /Alexandre Christian de Jesus Nolêto. Teresina: Edições do autor, 2013.312.p: Il. 22 cm.
Alexandre Christian de Jesus Nolêto é teresinense, advogado e professor. Herança sombria é seu romance de estreia, fruto de inspiração pesquisa e redação aprimorada. Os locais são reais e os eventos históricos servem de pano de fundo para uma trama que envolve o leitor e valoriza a cultura piauiense.
A obra, ora resenhada trata da historia de Lucas, um delegado esforçado, na tarefa de desvendar quem cometeu o assassinato de diversas pessoas da cidade de Teresina. O delegado é formado em Direito e estudou a área no Rio de Janeiro com seu melhor amigo, Manoel Felinto. Seu amigo preferiu seguir a carreira da advocacia. Lucas se casa com Maria Júlia, que é filha de Agamenon, uma figura importante no ramo do Direito na cidade de Teresina, e que tem contato com importantes pessoas do Brasil.
A cidade de Teresina é o cenário para a história, que começa contando dos problemas de saúde que Lucas teve na infância, e esse problema fê-lo se mudar da cidade de Floriano para a Capital do Estado, onde conheceria o seu melhor amigo Manoel.
Nos capítulos seguintes os personagens são apresentados, Cristiano era um garoto que acompanhava frequentemente seu pai que era pescador em seu oficio. A sua mãe, Expedita, não demonstrava sentir muito amor pelo filho tratando-o muitas vezes mal, pois ela tinha ciúmes do relacionamento próximo entre o filho e o marido Francisco Pinto, que pelos maus tratos da esposa acabou se matando no rio.
Cristiano torna-se pescador assim como o pai um dia fora, e conhece Altina, uma moça que vive com seu pai, vende comida aos pescadores e proporcionava aos mesmos encontros sexuais na casa em que vivia. O jovem pescador relaciona-se sexualmente com a moça e acaba se apaixonando por ela. Porém ela aparece morta tempos depois.
Na obra, há uma cuidadosa descrição da