RESENHA CRITICA DO FILME O ESTUDANTE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Maceió, 2014.
Resenha Crítica do filme ‘’O Estudante’’
O Filme O Estudante descreve a história de um senhor de 70 anos, chamado Chano, que decide cursar literatura em uma universidade. Com isso ele passa a lidar com os jovens e com um universo bastante diferente do qual está acostumado. Chano se vê intimidado até pela filha que acredita que o pai fará papel ridículo ao retornar aos estudos nessa idade. A esposa a princípio não gosta e discorda da decisão tomada pelo marido porque gostaria de desfrutar junto a ele o tempo que lhes restava, no entanto posteriormente mostra-se motivadora e muito companheira. No ato de sua matrícula, mais uma vez, o estudante sofre com o preconceito da atendente que o indaga sobre a presença do filho ou do neto que deseja cursar a universidade. No inicio foi muito difícil, pois os colegas de sala o excluíam e o evitavam pelo fato dele ser mais velho. Com o passar dos dias e o convívio, os jovens foram conhecendo-o e viram que nele não havia apenas a idade e simplicidade e sim um homem de muita sabedoria, que poderia lhes ajudar a serem pessoas melhores. No decorrer do filme podemos ver que Chano conquista a estima dos jovens alunos que tornam-se seus amigos e ele um grande incentivador.
No final do filme a esposa do estudante falece e ele acaba se afastando dos estudos, sente-se sozinho no mundo sem sua companheira e sem razão de existência. Então o estudante sai da universidade e se tranca em sua casa mas com o passar dos meses e incentivo de seus jovens amigos ele resolve retomar os estudos.
Podemos concluir que Chano possuía conhecimentos que a universidade não nos ensina, saberes que foram adquiridos ao longo de sua vida e que significam muito. Esse filme mostra a triste realidade do preconceito com tudo aquilo que é ‘’diferente’’. O estudante foi vítima de preconceito apenas porque era mais velho que os demais