Resenha critica do filme a harmonia dos mundo de carl sagan
As estrelas sempre despertaram a curiosidade e a imaginação da humanidade, fazendo com que ela às observassem com o intuito de descobrir qual o seu propósito. Com isso, as pessoas começaram a notar que os astros têm influencias nos traços psicológicos, na evolução da vida e nas características humanas, assim surgindo à astrologia. Porém na atualidade se pegássemos dois jornais ou revistas que publiquem sobre astrologia (horóscopos), do mesmo dia seriam bem diferentes como é mostrado no vídeo a harmonia dos mundos feito por Carl Sagan, sendo apenas previsões e não o que vai acontecer segundo a influência dos astros.
As interpretações de alguns grupos de estrelas por povos diferentes eram surpreendentes, a partir disso os observadores noturnos notaram que as estrelas têm o mesmo movimento que o Sol, que também é uma estrela, nasce ao leste e se põe no oeste e perceberam que vemos constelações diferentes a cada estação do ano. Mas todo esse estudo sobre astronomia não era em vão, eles precisavam saber sobre as estrelas, Sol, Lua e outros corpos celestes para sobreviver, o conhecimento sobre as estações era necessário principalmente para a agricultura.
Com observações rotineiras, nossos ancestrais notaram que algumas estrelas se moviam de maneira anormal perante as outras, e centenas de anos antes de Cristo as hipóteses para este acontecimento eram muitas, inclusive deuses, seres vivos desconhecidos, entre outros. Foi assim que o questionamento do que fazia os corpos celestes e as estrelas se moverem surgiu.
No século I d.C nasceu em Alexandria no Egito, a pessoa que teria um conceito geocêntrico que evitou os estudos astronômicos em quase 1.500 anos, Claudius Ptolomeu é de origem grega e defendeu a teoria do sistema geocêntrico, com base na herança das informações que se tinha na época de Platão e Aristóteles de que as órbitas de astros como Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno seriam