Resenha critica do filme Nell
CURSO DE PEDAGOGIA
ABORDAGEM LINGUÍSTICA DO FILME NELL
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
ABORDAGEM LINGUÍSTICA DO FILME NELL
Trabalho apresentado á Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas – BA, como requisito parcial de avaliação.
Orientador (a): Daniele
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
Nell – Abordagem linguística
Nell, personagem que dá título ao filme, é uma moça de aproximadamente trinta anos, que mora no meio do nada e que possui hábitos um tanto quando incomuns, que teme o contato com outras pessoas e não fala um idioma conhecido. A linguagem de Nell se dá a partir de sons que, até então, não representavam nada familiar à outros dialetos. Após perder sua mãe, é encontrada pelo médico Dr. Lovell.
Ao ficar sabendo da existência de uma mulher selvagem, o médico resolve estudar o comportamento dela e se admira com o modo com que ela consegue sobreviver mesmo estando isolada de qualquer outro ser humano. Outra coisa que lhe chama a atenção é a linguagem que Nell desenvolveu para se comunicar. Aos poucos ele se dá conta de que na verdade não se trata de um dialeto totalmente desconhecido, e sim do idioma local só que destorcido. No decorrer do filme, a história de Nell é desvendada, e com isso surge a explicação do único dialeto que ela teve contato. Sua mãe sofreu um derrame que ocasionou problemas na estrutura facial que prejudicaram a pronúncia e, assim, Nell, desde pequena convivendo somente com essa linguagem, teve a sua estabelecida.
Contrariando a perspectiva de que Nell não seria capaz de se socializar, ou seja, adquirir os hábitos e a linguagem considerada “aceita” pela sociedade, após cinco anos de convívio com o médico e um pequeno grupo de amigos ela foi capaz de aprender a língua utilizada pela civilização, já que agora possuía o estímulo e a convivência com essa linguagem
Com isso podemos concluir que o ser humano