Resenha critica do documentário pro dia nascer feliz
O que mais chama atenção no documentário pro dia nascer feliz, é a analise que foi feita mostrando quais seriam as diferenças gritantes que separa a educação de uma escola em um dos municípios mais pobres do Pernambuco com a educação, em um colégio de elite de São Paulo.
Deixando bem explicito as diferenças que existem entre o sistema publico de educação e o particular, mostrando que o grande problema da educação brasileira não esta somente na escola e em sua estrutura física e administrativa. E também não esta somente em maus professores descompromissados e desinteressados ou em alunos imaturos, que não estão preocupados com seu futuro e estariam levando tudo na brincadeira. Este documentário mostra uma visão geral de todos estes aspectos mostrando que e existe uma necessidade e se repensar na escola. E que um problema ocasiona outro e que este ciclo vicioso deve ser rompido.
No decorrer das cenas existe um dialogo em que não há rostos, em que as vozes dos alunos discutem política e sua noção de poder e o modo que cada um vê os políticos e a sociedade que os cerca. Isso deixa bem claro que para ocorrer uma mudança no sistema de ensino todos teriam que estarem dispostos a mudar; a sociedade familiar, escolar e principalmente os políticos que teriam que investir primeiramente em uma maior qualidade de vida para população. Mais esta mudança não ira ocorrer de forma mágica, será lenta mais ela deve começar a correr de pouco a pouco.
2- Qual(is) representação(ões) de jovem(ns) é(são) apresentada(s) pelo documentário? Você concorda com essa(s) representação(ões)? Por quê? Os adolescentes de classe mais favorecida estudante de escola particular; que estão preocupados com seu futuro valoriza o professor o respeitando e que dedica tempo para os estudos. O adolescente pobre de escolas publica; não tem perspectivas de um futuro melhor estão levando tudo na brincadeira e desrespeitando o professor. Porem