resenha critica de dom casmurro
O Romantismo foi um Movimento Artístico e Literário muito influente na Europa e no Brasil, caracterizado pela Subjetividade e Idealização. Em Portugal um dos grandes escritores desse período foi Camilo Castelo Branco. Conheça hoje um pouco sobre sua Vida e Obras, quais as Características marcantes do Romantismo e suas Fases, leia trechos de livros e mais.
Fases e Características
Em vez dos processos ideológicos da cultura clássica – tais como a imitação da natureza, razão, ordem, equilíbrio, harmonia e impessoalidade – a Arte romântica expressa os aspectos tumultuosos e pessoais da existência, como a paixão, o amor, o sonho, o devaneio, a loucura, o tédio, o ímpeto revolucionário, a infância e a religiosidade. Ao invés do Universalismo da arte clássica, os artistas românticos propõe o Subjetivismo e Nacionalismo, além da originalidade.
O Movimento teve três fases ou Gerações: no Brasil a Nacionalista ou Indianista, a “Mal do Século” e a Condoreira; já em Portugal o Primeiro Momento (obras com ressonâncias neoclássicas e medievalismo), Segundo Momento (Ultra Romantismo – novelas passionais) e Terceiro Momento (aliança entre romantismo e antecipações do realismo). O romantismo surgiu nas últimas décadas do século XVIII e prosseguiu no Século XIX, na Europa; Durante o séc. XVIII foi marcado pela objetividade, Iluminismo e razão. No séc. XIX pelo lirismo, subjetividade, emoção e pelo eu; As formas de manifestação durante o romantismo se deram tanto na arte como na literatura e na música; Na arte manifestavam suas emoções, retratando os dramas, os amores, os ideais e seus mais profundos desejos; Desta forma tão sublime demonstravam sua indignação, inconformismo, fugindo totalmente às regras impostas. Após esta fase surge o movimento Realista, que estava focalizado no exótico e exagerado; Idealizações bem pessoais do mundo, da mulher, fugindo totalmente da realidade, e muitas vezes até transmitindo o seu