Resenha Critica da Servidão Moderna
Irailda Jesus dos Santos
Hildah411@gmail.com
Professor Vinicius, ETESES-ES
Técnico em Estética
Resumo: A resenha se apresenta como crítica ao polêmico assunto da servidão moderna, que é apresentado num curto documentário de forma a explanar, superficialmente, o poder do capitalismo sobre a liberdade do homem, que o torna um escravo de seu cotidiano. A gravidade é descrita na falta de percepção, em que a população não assume sua condição de prisioneiro do desenvolvimento urbano.
A forma em que o documentário decorre não define uma posição politica, mas torna clara a oposição ao capitalismo, que concentra o poder nas mãos de setores governamentais e empresariais sobre a massa trabalhadora, deixando por conta do telespectador a reflexão e discussão sobre assunto abordado. Por sua característica utópica, o vídeo deixa a desejar em não apontar diretrizes ou condições para que o homem não se torne um escravo moderno, se tornando meramente informativo.
Palavras-chave: servidão moderna, escravo moderno, narrativa, capitalismo.
INTRODUÇÃO
O documentário sobre a Servidão Moderna é apresentado de forma a impactar os telespectadores, devido ao atual e interessante assunto abordado, com uma narrativa sucinta que torna possível ao ouvinte colocar-se no lugar do “escravo moderno” e refletir sobre suas atribuições diárias que podem, ou não, condizer com o tema apresentado.
O assunto se desenvolve através de uma lógica espantosa, onde a mensagem tem foco em apresentar argumentos convincentes a respeito da condição do homem moderno na sociedade consumidora de produtos e serviços, bem como sua dependência do sistema totalitário, disfarçados de democráticos, em sua liberdade tratada como ilusória no vídeo.
DESENVOLVIMENTO
O documentário tem duração de 52 minutos e, por ser relativamente curto, não aborda casos específicos de forma a investigar as peculiaridades de cada ocupação nos diferentes setores da economia atual. Por