contribuição da filosofia para o serviço social
Resenha critica sobre o filme A Servidão Moderna.
O filme servidão moderna é um documentário lançado em 2009 com duração de 57 minutos e 29 segundos e direção e Jean-François Brient e Victor Leon Fuentes, cujo objetivo é mostrar as condições das pessoas que estão cada vez mais alienadas ao trabalho e as mercadorias que compram, essas pessoas recebem o nome de escravo moderno.
O Sistema Totalitário mercante usa o poder da informação principalmente “a imagem” para divulgar suas mercadorias que serão compradas pelas pessoas para satisfazer seus desejos quando na verdade estão se tornando consumidores compulsivos. As crianças também sofrem com essa alienação desde pequenas seus pais compram objetos que circulam em propagandas publicitárias.
A imagem é a melhor forma de propagar a alienação em massa é através dela que as pessoas recebem influencias em sua vida, o único objetivo dela é vender. O trabalho é a arma central da alienação, o escravo moderno realiza durante sua vida um trabalho cansativo e repetitivo em troca de um salário que será gastado em mercadorias inúteis. Quanto mais eles trabalham e estuda mais dinheiro eles acreditam que vão ter, pois o dinheiro para eles é algo que os libertara.
O ato de votar, para as pessoas é uma forma de democracia, uma forma de escolher quem vai melhorar o sistema quando na verdade os partidos têm o mesmo objetivo de manter a ordem no sistema. Ordem essa que prega os princípios de produzir, vender, comprar e acumular objetos.
O escravo moderno está convencido de que não existe outra forma de vida, mas uma estratégia de dominação que o sistema nos fez acreditar que temos que nos adaptar a um mundo onde predomina a desigualdade e a miséria e onde uma pequena parcela detém o poder.
A filosofia contribui para as pessoas começarem a questionar sobre as condições em que vivemos as desigualdades e os problemas que enfrentamos. Se a ordem do sistema é questionada logo é associado a crime, tentar mudar a ordem