Resenha critica capitulos 4 e 8 - Fundamentos da Administracao
Amanda Watanabe
Os capitulos 4 e 8 da obra Fundamentos da Adminstração- A busca do essencial retratam as carcterísticas e métodos técnicos presentes na administração. A apresentação de modelos práticos e esquematizados a partir de desenhos, e a descrição detalhada de como os sistemas se fundamentalizam-se nas organizações demostram que o estudo de áreas mais técnicas e complexas são questões imprecindíveis para um estudante de administração ter sucesso em sua carreira.
Ao conhcer as diversas ciências apresentadas no capítulo 4, a administração se encaixa nas ciências sociais aplicadas, devido ao total envolvimento de pessoas no seu exercício de modo a aplicar a ordem e estratégia em uma organização. Assim como todas as outras ciências, a administração requer uma base em seu aprendizado na qual se consiste na hipótese de certas questões e no teste dessa hipótese, porém, diferente das ciêcias básicas, tal teste não pode ser realizado através de experiências, o que leva a uma série de debates e estudos para que haja um bom aproveitamento de idéias. Dessa forma, a ciência da administração mostra mais a sua importância no mundo corporativo do que no mundo acadêmico.
No capítulo 8, fica clara a importâcia da análise dos sistemas de uma organização, em um contexto em que o estudo de áreas de maneira isolada já fora bastante explorado. Na administração, as diferentes dimensões presentes em uma organização são, de maneira geral, interdependentes entre si, de modo a possuir uma necessidade de um sistema bem formulado para que todas essas áreas consigam interagir de maneira correta e prática para se atingir um objetivo. Um bom exemplo citado pelos autores do livro é a linha de montagem criada por Henry Ford, sistema aplicado de maneira singular para a época, em que se organizou a linha de montagem com uma visão global, e assim construiu um dos sistemas mais bem sucedidos da história.
Diante de tais análises de questões técnicas presentes no