Resenha Critica Brasil Foods
PÓS-GRADUAÇÃO: MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
ESTUDOS DE CASO: BRASIL FOODS E JBS SWIFT & CO
LIEUTIENE KELIA VIEIRA DOS PASSOS
RECIFE
FEVEREIRO / 2015
RESENHA CRÍTICA DOS ESTUDOS DE CASO: BRASIL FOODS E JBS SWIFT & CO
O primeiro caso, o da Brasil Foods, fala sobre a fusão das duas maiores marcas e produtoras de alimentos do Brasil. Após a fusão, o atual CEO da Brasil Foods tinha estabelecido duas metas grandiosas para a empresa, tanto nacional como internacionalmente. No Brasil, a BRF teria como meta duplicar as vendas em 5 anos aumentando sua participação no mercado de varejo e conquistando participação no setor de foodservice. No mercado internacional, a meta era mudar sua condição de exportadora para multinacional com unidades em outros países.
Diante dessas metas, alguns importantes desafios. O primeiro é que embora a BRF tivesse um know-how valioso, seu conhecimento era extenso apenas no mercado nacional, precisando desenvolver esse conhecimento também no mercado internacional. Outro grande desafio era conseguir integrar os colaboradores das duas grandes empresas, já que até então haviam sido empresas altamente concorrentes e competitivas entre si.
O texto descreve portanto, todo o processo de fusão, incluindo a dificuldade de sua aprovação junto ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), por juntas passarem a ter uma grande fatia do mercado nacional, mas mesmo após muitas incertezas quanto à aprovação, o CADE finalmente aprovou e a BRF que já havia ampliado sua ação no exterior, iniciou então sua atuação pós-fusão no mercado interno.
Fazer uma resenha crítica acerca de um estudo de caso que envolve economia, teoria das fusões, mercado internacional entre outras áreas específicas é um tanto difícil para quem é da área de gestão de pessoas sem formação e conhecimento maior nas áreas acima citadas. Além do mais, o que pode se observar nesse estudo de caso é que o autor não faz nenhum questionamento e