pigmentaçao calcificaçao
Instituto de Ciências da Saúde-ICS
Curso de Graduação em Nutrição- 6° Período
RESENHA CRITICA DE OBESIDADE INFANTIL
Montes Claros
Abril de 2014
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS-FUNORTE
Instituto de Ciências da Saúde-ICS
Curso de Graduação em Nutrição- 6° Período
Acadêmica
Érika almeida
Montes claros
Abril de 2014
Obesidade infantil
A obesidade infantil é considerada uma doença, a qual provoca um aumento de gordura corporal e já chega a atingir de 10 a 15% das crianças. Uma criança é considerada obesa quando possui 20% a mais do peso ideal para sua idade.
Os períodos mais frequentes de surgimento da obesidade infantil são durante o primeiro ano de vida e na fase da pré-escola. A obesidade vem crescendo nos últimos tempos no Brasil, isto em decorrência de maus hábitos alimentares e sedentarismo, além da hereditariedade.
Os pais como responsáveis devem estar atentos para que percebam se seu filho anda apresentando excesso de peso. Por esse motivo, é aconselhável que desde bem pequena a criança aprenda bons hábitos alimentares, para facilitar o desenvolvimento de uma vida inteira saudável. A prática de exercícios, aliada a uma boa alimentação contribui para uma melhor qualidade de vida, evitando assim uma obesidade precoce.
Fisberg (1995) e Sigulem et al. (2001) afirmam que o aumento da obesidade em lactantes é resultado de um desmame precoce e incorreto, de erros alimentares no primeiro ano de vida, presentes, principalmente, nas subpopulações urbanas, as quais abandonam de forma precoce o aleitamento materno, substituindo-o por alimentação com excesso de carboidratos, em quantidades superiores que as necessárias para seu crescimento e desenvolvimento.
A variedade de alimentos disponíveis atualmente, principalmente fast food, alimentos não saudáveis, apresentam muitas cores,