RESENHA CR TICA
Nivaldo Pereira da Silva1 nivaldopsilva@ig.com.br Antonio Carlos de Francisco2
Kazuo Hatakeyama3
Mayara Cristina Ghedini da Silva4
1. CREDENCIAIS DOS AUTORES
1. Mestrando em Engenharia da Produção (UTFPR) - Especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e Inovação (UTFPR -2007) - Graduação: Bacharel em Turismo (2006).
2. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
3. Doutor em Mechanical Engineering - University Of Wales em 1983, Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
4. Especializando em Gestão Industrial: Produção e Manutenção, Graduada em Secretariado Executivo pela Faculdade Sant ´Ana.
.
2. RESENHA
O artigo possui introdução e mais seis subtítulos (subdivisões) que contextualizam 10 páginas referentes à “A Importância do empreendedor rural para capacitar, desenvolver e equacionar estrategicamente os recursos sustentáveis, gerando renda e qualidade de vida”.
Na introdução, os autores descrevem em síntese o Êxodo Rural como problema, tanto no Brasil como no resto do mundo.
Acreditamos, que o bom desempenho das propriedades rurais hoje e no futuro depende da análise da complexidade da gestão deste segmento. A propriedade rural faz parte do sistema agroindustrial, situando-se entre o mercado de insumos e o processamento, distribuição e comercialização. Todos os segmentos desta cadeia produtiva visam o consumidor final, que muda constantemente seus hábitos de consumo e aumenta sua exigência quanto à qualidade dos produtos adquiridos.
Fatores econômicos, políticos, legais, sociais, naturais, competitivos e tecnológicos ajudam a aumentar esta complexibilidade. Diante disso, a transição da propriedade rural para uma empresa rural se faz necessário, assim como a utilização da gestão estratégica, que definirá ações para criar espaços