RESENHA CR TICA
“ScrumXP direto das trincheiras”
Henrik Kniberg
Credenciais do autor:
Henrik Kniberg é consultor na Crisp em Estocolmo, especializado em Java e desenvolvimento ágil de software.
Desde que apareceram os primeiros livros de XP e o manifesto ágil, Henrik abraçou os princípios ágeis e tentou aprender como aplica-los eficientemente em diferentes tipos de organizações. Como co-fundador a CTO (chief technology officer) de Goyada 1998-2003, ele teve ampla oportunidade de experimentar o TDD (test-driven development) e outras práticas ágeis bem como montar e gerenciar uma plataforma técnica e uma equipe de desenvolvimento com 30 pessoas.
Henrik usa uma abordagem holística e divertida na adoção de diferentes perfis como gerente, desenvolvedor, Scrum master, professor e coach. Ele é apaixonado em ajudar as companhias a construir excelentes softwares, excelentes equipes, participando em qualquer perfil que seja necessário para isto.
Henrik cresceu em Tokyo e agora vive em Estocolmo com sua esposa Sophia e dois filhos. Ele é um músico ativo em seu tempo livre, compondo e tocando baixo e teclado com sua banda local.
Introdução
O texto aborda o assunto sobre a definição de Scrum e de como fazemos o Scrum, também define que as equipes devem conhecer pelo menos o básico do Scrum. Como você cria e estima um product backlog? Como você o transforma num Sprint backlog? Como você gerencia um gráfico burndown e calcula a velocidade de sua equipe?
Scrum é um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho. Scrum não é um processo prescribente, ou seja ele não descreve o que fazer em cada situação. Ele é usado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer. Além disso, o Scrum é um conjunto de valores, princípios e práticas que fornecem a base para que a sua organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão e que sejam relevantes para a