Resenha Constru O Social Da Realidade
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA I – TURNO: NOTURNO - DOCENTE: CRISTINA
DISCENTE: FRANCISCO TIAGO COSTA DE CASTRO
RESENHA CRÍTICA
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução: Floriano de Souza. Petrópoles: Vozes, 1973. 247p.
De uma forma geral, a obra “A Construção Social da Realidade” pode ser entendida como um tratado a respeito da disciplina Sociologia do Conhecimento, analisando, no decorrer de suas páginas, como a humanidade constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ela vive.
Em poucas palavras o livro argumenta a cerca dos termos “realidade” e “conhecimento” de uma forma relacionada e não isolada. Enquanto que a “realidade” pode ser definida como “uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem um ser independente de nossa volição” (p. 11), o “conhecimento” é definido como “a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas” (p.11). Em suma, a obra argumenta como a realidade da qual temos consciência e o conhecimento que temos dela é um produto da sociedade(s) que vivemos. Assim, ao mesmo tempo em que construímos e moldamos a(s) sociedade(s), somos moldados e influenciados por ela(s).
Berger e Luckmann afirmam que para a sociologia do conhecimento, a relação entre “conhecimento” e “realidade” devem ser compreendidos e analisados dentro dos marcos teóricos da sociologia, e não da filosofia. Dessa forma, o/a sociólogo/a deve se ocupar com tudo aquilo que passa por conhecimento independente de sua validade (ou não), baseado na relatividade do conhecimento, não pretendendo, dessa forma, apresentar uma resposta, uma verdade ou valor absoluto: “O interesse sociológico nas questões da ‘realidade’ e do ‘conhecimento’ justifica-se assim inicialmente pelo fato de sua relatividade social” (p.