1 Relatorio De Fisica
Nesta primeira prática compreendemos diversos conceitos de eletricidade como voltagem(v),corrente elétrica(i), resistência(ohms) e potência elétrica e suas aplicações em circuitos em série e em paralelo.
2-Introdução: Descrever resumidamente a teoria envolvida no experimento e, mas não omita as fórmulas utilizadas.
Principais relações matemática utilizadas na prática:
V=Ri
E=V1+V2+V3
P=Vi
P=Ri²
P=V²/R
Rtotal=R1+R2+R3...
1/Rtotal=1/R1+1/R2
Logo quanto maior a resistência de um circuito elétrico menor será a corrente elétrica, pois os elétrons “buscam o caminho mais fácil” de menor resistência.
Circuitos em série: Num circuito em série a corrente tem o mesmo valor em todas os resistores pois a corrente só tem um caminho para percorrer. O valor da força eletromotriz pode ser medido em cada resistência e é proporcional ao valor da resistência.
A resistência total é calculada pelo somatório das resistências associadas em série.
Circuito em paralelo: Num circuito em paralelo a corrente elétrica se divide pois neste caso há mais de um caminho para a corrente percorrer,logo é dividida proporcionalmente ao valor da resistência. Para se calcular a resistência equivalente é necessário: 1/R=1/R1+1/R2...
O valor da força eletromotriz é p mesmo em cada resistência.
3- Método:
a) Material utilizado: 01 fonte universal ou bateria 01 voltímetro CC 01 miliamperímetro CC 01 resistor 220 W
01 resistor 100 W
01 resistor 47 W
9 cabos de ligação.
Aplicação da prática para circuito em série:
Inicialmente fizemos a montagem do circuito associando 03 resistências em série e utilizando 01 fonte universal alimentamos o circuito aplicando uma força eletromotriz de 6,0V. Então utilizando um voltímetro fizemos as medições da tensão que passa em cada resistência e também a geral do circuito. Após isso utilizando um miliamperímetro foi medido a corrente total do circuito.
Obs: No horário da prática podemos observar