Resenha compensação
GESTÃO DE PESSOAS “A”
Pablo Bizzi Mahmud | October 25, 2013
Compensação (Administração de Salários):
Esse tema aborda como são estudadas e moldadas a avaliação e classificação dos cargos, tal como seu caráter e conceitos. Além disso, vê-se como é realizada a pesquisa salarial e como é definida a política da empresa acerca de salários.
Segundo o autor, a atividade organizacional em geral e as atividades referente a organização podem ser visualizadas como um processo de conversão de recursos em um sistema integrado que visa resultados. Nesse sistema, os parceiros da organização possuem um papel fundamental para fazer o equilíbrio do processo, podemos elencar entre esses parceiros: fornecedores, investidores/acionistas, empregados e clientes. Uma má organização no setor de algum desses parceiros pode custar o futuro da empresa.
A compensação é como a recompensa é direcionada a um indivíduo pelo seu trabalho em um período de tempo e existem diversas formas dessa remuneração.
A compensação financeira direta tem a forma de salário, bônus, prêmios e comissões. A compensação financeira indireta tem a forma de cláusulas de convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços que a organização oferece, nesse contexto são incluídas as férias, hora-extra, gorjetas, remuneração no turno, tempo de serviço, etc. Ainda pode-se classificar as recompensas não financeiras que podemos citar o orgulho, autoestima e segurança no emprego.
Na visão do autor o salário é um tema delicado, para as pessoas pode ser o fim que é obtido através do trabalho, para as empresas é visto como um custo ou um investimento. O autor frisa ser importante saber equilibrar os salários, isso é obtido a partir da pesquisa salarial e a partir da definição da política da empresa sobre o salário. Com isso, obtêm-se bons resultados ao remunerar de forma justa os empregados de acordo com o cargo, atrair e reter esses funcionários, garantir a