Poluição da água
A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população.
A água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formado de água salgada (oceanos e mares) e 2,5% de água doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) está sob a forma sólida (gelo) nas regiões polares, ou em rios e lagos subterrâneo, o que dificulta a ação do homem, e 0,4% é o que resta para ser utilizado por nós. Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação.
Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.
Recentemente muito se tem falado a respeito da “crise da água” e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tonar motivo de guerra entre países. É preciso haver consciência de que, excerto no caso de regiões do planeta que há uma limitação natural de quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso de à sua gestão inadequada.
A Poluição da Água
A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
- Pela