RESENHA COMO SEDUZIR N O CLIENTES
Curso: MBA em Gestão Bancária
Disciplina: Marketing de Relacionamento
Prof. Roger Lahorgue Castagno Junior
Aluno: André da Costa Nazário
WHARTON. Como seduzir não clientes. Revista HSM Management, São Paulo, v. 2, n. 97, p. 94-97, mar.-abr. 2013.
Como seduzir não clientes
Compreender os clientes centrais de uma empresa não deveria ser tão difícil. Afinal de contas, eles são usuários de seus produtos e aparentemente estão satisfeitos com o que a marca já oferece. Mas entender os desejos, as necessidades e os problemas de não clientes, e de clientes ocasionais, o equivalente aos indecisos em uma eleição, que não usam o produto regularmente, é um desafio bem maior. “O primeiro princípio da busca de novas possibilidades de crescimento é o de que é sempre melhor ir atrás de consumidores negligenciados e mal atendidos”, afirma o professor de marketing David Bell, da Wharton School. Buscar novos clientes requer uma compreensão profunda de seus desejos, de suas atitudes e de seus gostos.
As empresas precisam desenvolver uma análise aguçada das forças que atuam no mercado e, então, descobrir o que está faltando em sua atual linha de produtos e quais os caminhos potenciais para novas ações. Ao mesmo tempo, devem assegurar que o lançamento de um produto desenvolvido para atrair novos clientes não as desvie da missão de servir as necessidades dos atuais usuários
Se buscar novos clientes constitui uma obrigação, é fundamental fazer isso de maneira eficiente e assegurando que o lançamento de um produto desenvolvido para atrair consumidores novos não desvie a empresa do atendimento às necessidades dos usuários existentes.
Um dos caminhos para isso é a exploração de novos nichos de mercado com o lançamento de produtos ou serviços. As empresas devem levantar o que seus concorrentes oferecem e, a partir daí, localizar “buracos” de mercado.
Outro caminho é o dos experimentos. Menos arriscado, atende empresas que não têm certeza