Resenha - como falar em público
Como falar em público – Técnicas de comunicação para apresentações (Ed. Ática, 2008) do mestre pela Universidade de Lyon (França), Doutor, Livre-Docente e Titular pela Universidade de São Paulo (USP), Izidoro Blikstein, enfatiza que falar em público não é um dom que vem do berço, mas uma habilidade à ser adquirida com a prática.
Com o objetivo de apresentar técnicas e habilidades necessárias para obter sucesso na comunicação pública, o autor traz como exemplo a situação do gerente Tácito que tem que substituir, na última hora, o vice-presidente da Pakot Equipamentos e Embalagens S.A. em uma apresentação de um projeto da empresa.
A obra pode ser caracterizada como uma didática realista, pois explicita uma situação real, o caso de Tácito, e nos ensina a evitar os erros com os quais nos deparamos durante a leitura da obra. Ao longo do livro, Blikstein, professor de Comunicação Estratégica da Fundação Getúlio Vargas e titular de Semiótica e Lingüística Geral na Universidade de São Paulo, utiliza um princípio: ‘’que uma maneira eficaz de ensinar as pessoas como falar em público é apresentar situações em que haja erros.’’ É necessário estar preparado para situações inesperadas como: ter que adaptar o discurso para certo público inesperado, fazer a substituição de quem iria discursar , problemas com aparelhos tecnológicos em apresentações, ou seja, saber apresentar sem eles na ultima hora, etc.
A estrutura da obra é favorável para a compreensão do assunto abordado, facilitando a percepção de erros já cometidos, evitando assim, que os demais cometam tal ato. E apesar dos diálogos ao longo do texto serem considerados extensos o dinamismo do livro torna a leitura fácil e