Resenha-ciencia e conhecimento cientifico
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSORA: LÍLIAN SORELE FERREIRA
RAFAEL ARAÚJO DE CASTRO
RESENHA:
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
FORTALEZA-CEARÁ
2012
O capítulo ciência e conhecimento científico, do livro Fundamentos de Metodologia Científica, discute as diferenças entre os diversos tipos de conhecimento. Aborda dois tipos de conhecimento: conhecimento popular (senso comum) e o conhecimento científico.
O senso comum é o tipo de conhecimento transmitido de geração em geração, baseado na imitação e na educação informal. Um exemplo é da época da antiguidade, um camponês sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. A experiência pessoal é intimamente ligada.
O conhecimento científico que os autores comentam no texto, é fundamentado em uma série de dados comprovados cientificamente, obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Este tipo de conhecimento, tem-se mais base de comprovação nos dias de hoje, pois os estudos se iniciaram há algum tempo atrás e hoje são utilizados de forma coesa e coerente.
Os autores ponderam as diferenças entre os dois tipos de conhecimento. O material de estudo é o mesmo. Um relevo no hemisfério norte é o mesmo do hemisfério sul, a alimentação de animais precisa ser constantemente, pode ser ou não comprovado cientificamente. O que os diferencia é a forma de observação. Para entrar no campo do conhecimento científico, ainda expõem que se deve deixar de lado o ponto de vista antropocêntrico, e aconselham o uso de teorias e experimentação, deixando de lado os sentidos.
Posteriormente no texto, vem a idéia de outros tipos de conhecimentos. O conhecimento filosófico é caracterizado