Resenha Charlie Chaplin
CENTRO DE CCIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
HISTÓRIA DA CULTURA
DOCENTE: LEILANE ASSUNÇÃO
DISCENTE: REBECA SUÊZ
Resenha do filme “Chaplin”.
O filme Chaplin de 1992, produzido por Richard Attenborough. É um roteiro biográfico da vida do comediante britânico de Charlie Chaplin. O filme retrata a vida de Chaplin desde sua infância até o Oscar Especial que ele recebe. O filme volta sempre ao idoso, que é ele, recontando passagens que marcaram sua história.
Chaplin teve uma infância sofrida. Morava com sua mãe e irmão, já que o pai os havia abandonado. Sua mãe tentava ganhar dinheiro para sustenta-los na carreira como atriz, ou cantora em teatros. Por não chamar tanta atenção foi logo despedida e eles enfrentaram situações bem difíceis. Chaplin e o irmão foram levados a internatos diferentes, enquanto Hannah sua mãe, costurava luvas para se sustentar. Quando mais velho, voltou a sua casa e descobriu que sua mãe sofria de doenças psíquicas. Logo, levou-a a uma clínica psiquiátrica e a internou lá.
Depois disso, com a ajuda de seu irmão, Chaplin entrou no mundo do teatro e começou a atuar como comediante em teatros. Um de seus primeiros papéis era o de bêbado. Todos gostavam muito de suas atuações. Chaplin sabia tanto de seu potencial que decide arriscar e ir a América a convite de uma produtora.
Em meio ao desenrolar de sua vida profissional, Chaplin se envolve inúmeras vezes em situações amorosas. Disse que essa poderia ser sua fraqueza. Nos momentos que não estava trabalhando, teria que se sentir útil de alguma forma.
Ao chegar aos Estados Unidos, sua carreira prosperou de forma estrondosa, ao ponto de ele mesmo dirigir seus próprios filmes e fazer suas próprias adaptações. Chamou seu irmão para trabalhar consigo e começou a colocar suas ideias na telinha.
Chaplin enfrentou uma época complicada, a época da crise de 29 e a 2ª Guerra Mundial. Viu coisas terríveis. Trabalhadores sendo substituídos por