Resenha Capítulos Justiça Michael Sandel
O presente livro é o que norteia o curso Justice, da Universidade de Harvard, o qual é ministrado por Michael Sandel, autor do mesmo. Com o intuito de nos fazer pensar de modo diferente do normal, o filósofo-autor nos traz situações do nosso dia-a-dia expondo várias maneiras de se posicionar em relação a elas, visando expandir nossos conhecimentos e modo de pensar sobre assuntos muitas vezes complexos, como casos de homicídio, aborto, crises econômicas, venda de órgãos, entre outros. Ainda, pode-se afirmar que esses posicionamentos estão baseados nas ideias de filósofos renomados, como Aristóteles, Immanuel Kant, J. Bentham e John Rawls.
O escritor é um dos principais filósofos contemporâneos, tanto que leciona há mais de 20 anos na Universidade de Harvard. O principal curso ministrado pelo professor é o que está relacionado com o presente livro, sendo que já passaram por Sandel em torno de 15 a 20 mil alunos nessa cadeira, havendo uma relação direta com o curso de Direito, visto que o próprio título do texto nos remete aos principais questionamentos quando se trata de justiça e sua concepção, ou seja, o que é fazer a coisa certa? O que é proferir uma sentença justa? Qual a maneira mais justa, moral, dotada de regularidade e dentro da lei de agir?
Este manual da justiça pode-se dizer, é subdivido em 10 capítulos, sendo que cada uma dessas divisões possui um caso introdutório e em torno de seis subdivisões. Essas subdivisões são teorias e formas de pensar, mescladas com algumas outras exemplificações dessas teorias. O mais interessante, é que cada capítulo é uma espécie de questionamento moral e, apesar de nos fazer refletir muito sobre as situações apresentadas, não nos deixam nenhuma resposta, cabendo ao leitor chegar a elas sozinho.
O primeiro capítulo é um dos mais importantes. Introduzindo o leitor à sua maneira de pensa, o autor começa