Resenha cap 6 psicodiagnostico interventivo
383 palavras
2 páginas
Talita de Cassia Azzen Loureiro Volpato R.A: T17095-8Resenha do capítulo 6 do livro Psicodiagnóstico Interventivo, a evolução de uma pratica
O texto nos fala sobre as técnicas usadas nas entrevistas com crianças e adolescentes, apenas o uso de testes deixava a desejar com a devolutiva. Oaklander propõe que as crianças e adolescentes façam colagens, assim como no brincar a colagem revela muitas coisas sobre o paciente e sua vida em geral.
O exercício de colagem pode ser feito individual ou em grupo com imagens previamente recortadas pelos estagiários ou supervisores, com imagens diversas, porém sem usar marcas e desenhos para que a criança não seja influenciada pelo cultural, é necessário também além dos recortes e cola deixar lápis de cor ou giz de cera e a cartolina para fazer de fundo, e assim completar o desenho se necessário. Pode-se colocar um tema para a criança criar, seja o que ela gosta ou não gosta, ou um “álbum de família” ou simplesmente pode-se deixar que ela fique à vontade sem um tema. Durante a colagem deve-se deixar as figuras aleatórias, e observar o modo com que as figuras são exploradas, as falas, as que não são escolhidas. Após o termino da colagem é pedido que a criança apresente seu trabalho, para o grupo ou para o estagiário presente, também é proposto que ela apresente seu trabalho para os pais, e em caso afirmativo é pedido que os pais entrem na sala e a criança então começa um jogo de adivinhação com o responsável que ali está, esta pratica aproxima os pais dessa criança.
Deve-se avaliar: tempo de reação, postura e modo de reação, figuras escolhidas, figuras coladas, figuras abandonadas, tema preferido, tamanho das figuras, uso do espaço da cartolina, uso do verso da cartolina, localização das figuras na cartolina, sentimentos expressos, figura central ou localização, recortar a figura já cortada, associações e explicações durante a atividade, uso de lápis de cor e canetinhas e o modo de utilização da cola.
O uso da colagem é bem