ATPS 6 PERIODO PEDAGOGIA ARTES
A arte é cultura. É fruto de sujeitos que expressam sua visão de mundo, visão esta que está intrelada a concepções, princípios, espaços, tempos, vivências. O contato com arte de diversos períodos históricos de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e, assim, propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade de qual faz parte.
Além das já referidas justificativas ontológicas e cultuarias para a importância da arte na educação, cabe falar da dimensão simbólica da arte, de seu poder expressivo de representar ideias através de linguagem particulares como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura, entre ouras formas expressivas que a arte assume em nosso dia- a- dia.
A Arte Contemporânea é cada vez mais importante no cenário mundial, nos grandes centros já é uma realidade imperativa, e consequentemente começa a tomar espaço nas demais regiões com ascendente relevância.
Ao mesmo tempo em que aumenta sua importância, cresce também o próprio espaço que a arte tem hoje para suas manifestações, seja em espaços culturais adequados, ou nas escolas da rede de ensino. Fala-se que jamais existiram tantos artistas e espaços adequados para arte em atividade simultaneamente, como se têm no momento atual, principalmente nos grandes centros urbanos. No entanto, não temos dados mais específicos sobre tal fenômeno e sua dimensão.
O