Resenha baseada no texto: Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas.
O treinamento pode ser visualizado em três grandes aspectos: Avaliação das necessidades, Planejamento e sua execução e Avaliação de TD&E. Eles se comunicam e estão ligados entre si produzindo um grande fluxo de informações e produtos. Contudo o que mais produz informações para a retroalimentação e aperfeiçoamento do sistema é a avaliação de TD&E. Esta pode ser definida como um instrumento para coletar dados avaliativos sobre determinada atividade, ou seu conjunto, e fazer juízos de valor (BORGES-ANDRADE, 2006).
Havendo um determinado sistema instrucional – definido como conjunto integrado de materiais instrucionais, instrumentos de mensuração e estratégias de ensino que foram sistematicamente planejados e desenvolvidos, com base em princípios de aprendizagem e instrucionais, visando alcançar metas e objetivos definidos- usa-se a avaliação somativa- processo de planejar, obter e analisar informações- para se determinar a implementação ou a rejeição de um determinado programa ou evento isolado de TD&E (BORGES-ANDRADE, 2006).
Pode-se avaliar imediatamente após o término de um evento de TD&E ou em longo prazo. E analisando-se a efetividade da instrução entregue por esse sistema instrucional, mede-se em dois níveis: a reação e a aprendizagem, ou aquisição das competências indicadas no objetivo. Os efeitos em longo prazo podem ser divididos em três níveis: comportamento no cargo, organização e o valor final (BORGES-ANDRADE, 2006).
De acordo com Borges-Andrade (2006) “a avaliação deve transcender sua característica de julgar o alcance de objetivos ou verificar a efetividade e ser também um meio de construir conhecimento a respeito da teoria e do