Resenha Artigo Moita Lopes
O autor é uma importante referência na área de linguística aplicada no Brasil e no mundo e vem pesquisando principalmente a relação entre o discurso e as práticas sociais, assim como os processos de construção de identidades sociais e o papel da linguagem nesses processos, o que fica evidente durante todo o artigo apresentado.
O objetivo de Moita Lopes neste artigo é explicitar o caráter descentrado do inglês como língua global e demonstrar que isso permite com que haja uma apropriação dessa língua pelas margens ou histórias locais. Desta forma, há uma recriação de usos e performances sociais que não vão necessariamente de encontro com os interesses imperialistas que sempre permearam a presença do inglês como língua hegemônica. Para tal, ele se utiliza de conceitos como ideologia linguística, globalização e fronteiras porosas. Ele ainda contrapõe a noção de imperialismo, ou seja, movimentos de conquista, e Império, que propõe a ideia de desterritorialização do poder, permeabilidade de fronteiras e tem a língua como um império por si só. Finalmente, ele adota o conceito de Multidão, isto é, “uma força para além das divisões de classes sociais”, apesar de não deixar de incluir a crítica feita a esse conceito.
Assim, o foco do artigo reside principalmente em demonstrar que essa constante interação social no contexto de fronteiras permeáveis gera a possibilidade de novas alternativas que não as das histórias globais e novos questionamentos para recriar e