RESENHA ARTIGO CINECITIFICO HEDER
562 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJFODONTOLOGIA – 2º PERIODO
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA II
RESENHA (ARTIGO CIENTÍFICO)
“Estudo morfológico e quantitativo das Fibras Colágenas no Tecido Gengival Humano saudável e doente”
Rom J Morphol Embryol 2015, 56(1):33-40
PROF. HEDER RIBEIRO
LUCAS LENYN
BRUNO SOUZA
SERILTON PAES
WILLY PORTO
ARTIGO CIENTÍFICO: Morphological and quantitative study of collagen fibers in health and diseased human gingival tissues (Estudo morfológico e quantitativo das Fibras Colágenas no Tecido Gengival Humano saudável e doente)
PUBLICAÇÃO: Rom J Morphol Embryol 2015, 56(1):33-40
AUTORES: Tatiane Almeida, Thalita Valverde, Paulo Martins-Junior, Heder Ribeiro*, Gregory Kitten, Lorenza Carvalhaes
RESENHA DO ARTIGO
O artigo propõe, de forma significativa, a analise do tecido gengival humano acometido por Gengivite e/ou Periodontite e a comparação deste com o saudável. Com foco na avaliação dos tipos I, III e IV de fibras colágenas e seu comportamento em ambos os casos.
Para a realização da pesquisa foram selecionados 32 homens divididos em três grupos distintos com base em exames clínicos e radiográficos: Pacientes saudáveis (HG), Pacientes diagnosticados com Gengivite (CG) e Pacientes diagnosticados com Periodontite (CP). As amostras de tecido foram obtidas através de procedimentos cirúrgicos periodontais aos quais foram submetidos as cobaias e tratados com corantes do tipo HE (Hematoxilina e Eosina), Picrosirius Red e agentes utilizados em técnicas de imunofluorescência indireta, o que, ao microscópio, possibilitou a identificação e localização das fibras colágenas nos referidos tecidos. A técnica utilizada nos testes foi Kruskal-Wallis, que consiste em no teste da hipótese nula de que todas as populações possuem funções de distribuição iguais contra a hipótese alternativa de que ao menos duas das populações possuem funções de distribuição diferentes.
O resultado obtido mostrou que o grupo saudável (HG) que as fibras colágenas