resenha ARTE CONTEMPORÂNEA UMA HISTÓRIA CONCISA - MICHEAEL ARCHER

2296 palavras 10 páginas
UnB
IdA – INSTITUTO DE ARTES

ARTE CONTEMPORÂNEA UMA HISTÓRIA CONCISA

- MICHEAEL ARCHER -

No livro podemos acompanhar o desenvolvimento da arte de 1960 até o século 21. Ele mostra que nesses últimos 40 anos a arte naturalista passou a aceitar estilos diferentes, principalmente pela presença da tecnologia encontrada nas fotografias. Com o passar dos anos e com a fotografia ficando cada vez melhor, as pessoas passaram a querer fotos ao invés de retratos. Um modo rápido, prático e sem falhas de conseguir suas desejadas imagens. A arte que evoluía principalmente pelos retratos encomendados, precisou seguir um rumo diferente. Um rumo de performances, grafite, assemblagem... Fotografia. É nesse momento que a arte precisou sair das galerias e tomar as ruas.
O livro tem um panorama evolutivo da arte durante estes 40 anos, mostrando a influência do dia a dia nas obras e como cada artista repercutiu com sua arte em cada movimento artístico. Ele vem com entrevistas, críticas e crônicas do que os artistas viveram nesse período. A leitura é instigante e, apesar de possuir imagens, deixa uma curiosidade no leitor fazendo com que ele queira saber mais sobre aqueles personagens.
A pintura que antes era totalmente artesanal, desde a confecção das telas, pincéis, tintas, encontrou um mundo industrial onde tudo poderia ser adquirido já pronto. Com isso as obras ficavam prontas mais rápido e não existia tanto o medo de errar, já que tudo poderia ser recomeçado. Foi aí que os artistas ousaram mais. Puderam experimentar técnicas novas, descobrir modos diferentes de interagir com a tinta, como Pollock e Morris Louis.
Greenberg, o critico mais influente no pós-modernismo, refere-se aos pintores dos anos 60 como grandes sucessores do Expressionismo Abstrato. A partir do momento que a pintura atingiu sua evolução natural, sentiu-se a necessidade de experimentar algo ainda mais novo. Foi quando os artistas descobriram a 3ª dimensão dentro da pintura. Como uma mistura

Relacionados