Resenha Arquitetura Futurista cap 7
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO IV
KENNETH FRAMPTON. Historia critica da arquitetura moderna. Martins editora, volume 7 - "Antonio Sant'Elia e a Arquitetura Futurista, 1909-14", paginas 95-101.
Kenneth Frampton é arquiteto, crítico, historiador e professor titular da Faculdade de Arquitetura, Planificação e Preservação da Universidade de Columbia, onde exerce docência desde 1972. Nascido em 1930 em Woking (Reino Unido), estudou arquitetura na Architectural Association de Londres entre 1950 e 1956, e em 1966 migrou para os EUA, ingressando como professor primeiramente na Universidade de Princeton e posteriormente passando a fazer parte do corpo docente da Universidade de Columbia. Seus livros e obras escritas, tais como Historia Crítica da Arquitetura Moderna, Estudios Sobre Cultura Tectónica: Poéticas de la Construcción en la Arquitectura de los Siglos XIX y XX, Oppositions ou World Architecture 1900-2000: a Critical Mosaic (10) têm influenciado críticos, estudantes e estudiosos em todo o mundo e se transformaram em livros básicos de qualquer biblioteca de arquitetura.
-""Todos nos sobressaltamos ao som de um bonde que passou com um estrondo, flamejante em suas luzes multicoloridas..."
-"...relatos de uma corrida de carros improvisada nos arredores de Milão, rematada com um acidente..."
-"...onze pontos do Manifesto Futurista, dos quais os quatros primeiros exaltavam as virtudes da temeridade, energia e audácia..."
-"...um ser integrado às trajetórias do universo, e celebrando outras virtudes, como o patriotismo e a glorificação da guerra..."
-"...o décimo primeiro especificava o contexto ideal de uma arquitetura futurística:"
-"...os trabalhadores, as pessoas que querem divertir-se os insurgentes e confuso mar de cor e som em uma metrópoles moderna varrida pela revolução."
-"... o Futurismo proclamara-se como fundamentalmente