Resenha – análise ambiental
Analisando o ambiente
Análise Ambiental é o modo que as empresas têm de verificar as mudanças que acontecem no ambiente externo (econômica, política e legal, tecnologia entre outros) e verificar no que isso afeta sua organização. Com essa analise é possível verificar as oportunidades e ameaças existem e que afetam não somente a organização, mas também o comportamento dos consumidores sobre este fato.
O ambiente econômico
Ambiente Econômico é o sistema que ajuda os profissionais de marketing a verificar se seus consumidores estão dispostos a pagar um determinar valor por seu produto ou serviço, com isso envolvemos a economia por inteiro, incluindo os ciclos do negocio, patrões de gastos e renda do consumidor.
Os patrões de gastos estão ligados ao ciclo dos negócios e estão divididas em três etapas: prosperidade (demanda maior de bens e serviços), recessão (demanda menor de bens e serviços) e recuperação (inicio de uma possível elevação na demanda por bens e serviços). Durante qualquer etapa do ciclo dos negócios, porem e mais comum durante a prosperidade, e possível que o mercado sofra uma inflação o que acarretará em uma diminuição considerável pela demanda de bens e serviços, pois os consumidores não têm controle sobre o acompanhamento desta taxa em suas rendas.
Com tudo, mesmo os ciclos dos negócios refletindo apenas na economia em geral, a renda individualmente de cada consumidor influencia a quantidade de demanda procurada. Sendo assim, os profissionais de marketing as dividiram em três medidas: renda bruta (quantidade total de moeda ganha em um ano por um individuo ou família), renda disponível (dinheiro que sobra para um individuo ou família depois do pagamento de seus impostos) e renda discricionária (dinheiro que sobra para um individuo ou família depois do pagamento de seus impostos e despesas essenciais).
O ambiente político e legal
Ambiente político e legal é o que influencia as estratégias de marketing