Resenha - android
RESUMO
Nos últimos anos, a popularização do sistema Android vem crescendo exponencialmente por diversos motivos. Pelo fato de ser um sistema operacional que atualmente domina o mercado dos mobiles, o Android, sistema da Google baseado em Linux, tornou-se líder em ameaças à sua segurança. Este artigo tem como finalidade abordar o tema acima citado demonstrando a vulnerabilidade do sistema em questão e, apresentar as devidas prevenções para evitar ataques ao sistema.
Palavras chave: Android. Sistema Operacional. Segurança.
INTRODUÇÃO
Quando falamos em sistemas operacionais, devemos olhar para um ponto extremamente importante: A vulnerabilidade do sistema a ser utilizado. Atualmente, para o mercado mobile, temos dois sistemas líderes que são o Android da Google e IOS da Apple.
Em relação ao sistema mobile da Google, em qualquer pesquisa, podemos encontrar fontes que dizem sobre o desenvolvimento do sistema em questão ser baseado em Linux. Chega a ser contraditório vermos um sistema que é baseado em Linux ser líder em ameaças, sendo que o mesmo sempre foi visto como sinônimo de segurança por diversos fatores. A verdade é que o fato de o núcleo do Android ser do Linux, não o torna igual, pois o mesmo não dispõe de diversos aspectos que tornam o LINUX um sistema seguro. Nos últimos anos a popularização do sistema Android vem crescendo exponencialmente, parte disso deve-se às diversas opções de aparelhos que podem ser encontrados no mercado com o sistema operacional da Google, no qual possuem preços bem acessíveis para qualquer tipo de classe econômica. Devido ao sistema estar em ampla ascensão, e ultimamente dominando o mercado, automaticamente ele se torna o foco das ameaças e ataques. A popularização do Android chama a atenção de hackers e a falta de conhecimento do usuário sob o sistema contribui para que aumente a vulnerabilidade de sua segurança, tornando-se um ciclo.
AMEAÇAS E AS VULNERABILIDADES NA SEGURANÇA DO ANDROID
As ameaças