RESENHA ANALITICA
239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume I)
RESENHA ANALÍTICA – RECONHECIMENTOS DE LITERATURA
De inicio, o autor revela sobre como está sendo aplicada a Literatura, principalmente no ensino público brasileiro, sendo que é de suma importância fazer com que o aluno reflita, compreenda e socialize sobre a obra que lhe foi apresentada, e não usar a obras literárias para serem enfiadas de “goela a baixo” e então depois serem empregadas na tão famosa gramática, como também para “decoreba” em avaliações bimestrais. Isto acontece porque durante muito tempo a literatura foi tida apenas como parte da grade curricular do Ensino Médio em escolas públicas. Uma vez que a arte literária nos acompanha durante todo o percurso escolar do aluno, por meio de contos, poemas, fábulas etc. Contudo, começar com pequenos textos seria uma opção para que o estudante seja sensibilizado a continuar lendo textos literários cada vez maiores, com linguagem culta e de grande culturalismo.
O autor relata que há um grande equivoco em se pensar que saber ler e escrever é dominar a leitura e a escrita, entretanto, sabe-se que um grande número de alfabetizados não aplica a leitura literária em sua vida social e não leem livros com frequência. Por mais, a literatura vem deixando de ser discutida em meio a amigos, e também, nas conversas entre pais e filhos.
É nesse sentido que esse livro expõe o dever de se reunir esforços para compreender a importância do letramento literário e também aproximar-nos da literatura, adquirindo da dela experiência literária.
O autor apresenta uma visão diferenciada sobre o conceito de literatura na escola, pois cita questões que geralmente não são abordadas em sala de aula, sobretudo a múltiplas formas de gêneros literários. Não apenas para usos didáticos, mas para se produzir, criticar, entender o mundo a sua