Resenha, amor de perdição
O livro no início deixa a sua leitura um pouco complicada, um dos motivos é que o autor usa uma das figuras de linguagem que é um pouco confusa – chama-se hipérbato – isto faz com que o autor inverta um pouco as frases; mas seguindo a leitura, você começa a se acostumar com as palavras e o modo que elas são escritas, no mesmo instante tende a ter sede de terminar o livro, esquecendo-se de todas as dificuldades em lê-lo.
O contexto do livro nos mostra algo que não vemos mais hoje em dia, um amor proibido onde sua consequência é a morte. É como Romeu e Julieta, porém no Amor e Perdição mais personagens entram neste conflito amoroso.
A obra nos faz refletir sobre o amor, mostrando várias formas do mesmo. Podemos perceber que é um romance inteligente, com grandes aventuras, choros e tiros. Sua leitura é rápida, há no livro poucas páginas, porém para lê-las é necessária muita paciência, atenção e compreensão. Com esta leitura, obtive muitas reflexões e houve dentro de mim uma grande mudança de pensamentos.
Referência Bibliográfica
Castelo Branco, Camilo Amor de perdição / Camilo Castelo Branco. – São Paulo, SP: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda., 2007. Coleção Clássicos da Literatura ISBN 978-85-7520-769-7
1.Literatura Brasileira 2. Romance 3. Castelo Branco, Camilo; 1825-1890 I. Título
CDD 869.3