a dança
O presente trabalho visa apresentar uma resenha do texto de Alvares de Azevedo – “SOLFIERI”, pertencente a uma fase ultrarromântica da literatura.
A supervalorização do amor é uma das características desta história, a idealização da mulher, o amor espiritual, a violência e a morte.
Resenha de ‘’ Solfieri’’ de (Alvares de Azevedo)
Podemos perceber através das características do livro que ele pertence a fase ultrarromântica da leitura. De inicio, o ambiente é um local comum: uma taverna. A partir das misteriosas e trágicas histórias, o leitor é transportado para um ambiente muito diferente do que está acostumado, um ambiente bastante fantástico. Através de conversas entre os boêmios vemos que estes estão em profunda depressão e melancolia, bebendo e fumando. Começam então a contar as historias de amor, assassinatos, violência e morte. Todas estas historias ocorrem durante um momento de delírio e de muito desabafo. Eles discutem sobre suas descrenças e sobre a imortalidade da alma, narrando assim um a um suas historias. Tentam fugir da realidade (evasão), através da bebida e em suas fantasias, demonstrando extremo pessimismo em relação à vida.
Percebemos ai uma das características do Ultraromantismo (2º fase): O mal- do- século. Nesta fase os escritores descreviam paisagens sombrias, acontecimentos misteriosos, assim como no trecho seguinte retirado do livro:
“Quando dei acordo de mim estava num lugar escuro: as estrelas passavam seus raios brancos entre as vidraças de um templo. As luzes de quatro círios batiam em um caixão entre aberto. Abri-o: era o de uma moça. Aquele branco da mortalha, as grinaldas da morte na fronte dela, naquela tez lívida embarcada, o vidrento dos olhos mal- apertados.... Era uma defunta!...”
Solfieri Dando ênfase que, este conto foi escrito tanto em tempo cronológico como em tempo