resenha 5 lições de psicanálise
-POR SIGMUND FREUD-
Rodrigo Brunetto
Silvia Ramoneda
Thiago Freitas
Santos
14/04/2014
PRIMEIRA LIÇÃO
O texto se dá inicio com a apresentação de um caso de Dr. Breuer, um antigo professor de Sigmund Freud.
O seu caso conta a historia de uma garota de 21 anos. A garota sofria com uma doença por mais de 2 anos. A jovem manifestava graves perturbações psíquicas e físicas, das mais diversas, tais como perturbações oculares, impossibilidade de beber água, paralisia no lado direito do corpo, nojo pelos alimentos e alteração da personalidade acompanhada de confusão, mais conhecido como "estados de absence".
É citado que a jovem não possuía tantos problemas físicos, e que o problema estava em sua instabilidade emocional, sendo diagnosticada como histérica.
Porem isso não responderia muitas coisas a partir do momento em que isso poderia ser algum problema cerebral, podendo ser entendido pela ciência medica.
Dr.Breuer pode começar a trabalhar de forma mais concreta quando a paciente passou a apresentar um dos seus estados de absence.
Dentro deste estado de absence a garota sussurrava palavras que logo a seguir o Dr. Breuer, ao coloca-la em um estado de hipnose, passou a anotar tudo que a mesma pronunciava e repetia para ela tentando fazer com que a garota associasse suas palavras com suas memórias.
A partir do momento em que seus traumas patológicos eram trazidos a consciência eles poderiam ser superados.
Houve dúvidas sobre tal procedimento, que algum tempo depois foi colocado em estudo e desenvolvido com animais comprovando por fim esta teoria de que alguns sintomas podem ter ligação com algum trauma de outrora.
É destacada a ideia de que para a pessoa entrar em estado de hipnose, ela deve acreditar no procedimento, caso contrário não irá funcionar.
SEGUNDA LIÇÃO
Sigmund Freud inicia citando a influência de Charcot e do discípulo deste Pierre Janet na sua obra em