Resenha 20.000 Léguas Matemáticas
20.000 léguas matemáticas
20.000 Léguas Matemáticas
Resumo da obra
Dewdney, autor do livro 20.000 léguas matemáticas, reproduz neste livro sua jornada ao redor do mundo na busca do esclarecimento de duas questões sobre a ciência matemática, por que a matemática tem um sucesso tão espantoso na descrição da estrutura da realidade física? A matemática é criada ou descoberta?
Parte I - Holos
A primeira parte do livro retrata do início da jornada de Dewdney em sua visita a cidade de Mileto encontrando-se com Petros Pygonopoly, historiador matemático, defensor da teoria da pré-existência da matemática em lugar chamado Holos e o lugar onde ela se manifesta é o cosmo, que está contido no Holos.
A morte de um sonho
Neste capítulo Pygonopolis, que se encontra medindo as pedras do piso do templo do deus Apolo, descreve a importância na matemática de se descobrir a unidade que se foi utilizada e como um matemático pensou ao elaborar ou construir uma obra. Fiel a esta teoria ele relata sobre a história de Pitágoras, as unidades que ele utilizava, conceitos matemáticos de que ele dispunha na época e como ele provavelmente teria pensado ao fazer suas descobertas.
Dewdney busca nesta etapa saber também da relação entre a cultura e a construção dos conhecimentos matemáticos, nada melhor do que um historiador para argumentar sobre a cultura de um povo e suas influencias na ciência.
Pygonopolis cita diversos problemas que rodearam Pitágoras ao longo de sua vida na matemática como o Processo de Mensuração, em que ele acreditava que todos dois segmento de reta providos de medidas distintas eram comensuráveis, ou seja, ao serem prolongados, sendo multiplicados por números inteiros(duplicados ou n-plicados) eles se encontrariam em uma medida que era comum a