Resenha - 'o que é poder' de gerard lebrun
Poder pode ser definido como o direito de deliberar, agir e mandar, ter a capacidade de exercer autoridade, a soberania. A sociologia geralmente o defini como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira.. A partir de sua introdução, podemos perceber que Gérard Lebrun deseja mostrar ao leitor que o poder não é algo tao ruim quanto imaginamos. Ele tentará mudar esse conceito que adquirimos por influencia política e filosófica, questionando e analisando teorias que tratam desse assunto em questão.
No primeiro capítulo do livro, "Apresentação do Monstro", o autor discute os conceitos de: potência, força e poder. Potência é dispor de recursos que provocam um efeito esperado a qualquer momento. Força é a capacidade de modificar o comportamento de outra pessoa.
Poder é algo mais que a potência, uma força maior, que faz com quem se submeta aceite como ordem a se cumprir. O sociólogo Talcon Parsons afirma que poder é dispor de uma autoridade sem que esteja ligada a repressão ou implique nem uma idéia de coerção. Já Lebrun acredita que a obediência às normas e a submissão ao poder estão associada à repressão em caso de infração. O autor afirma que os homens só respeitam a autoridade porque sabem que uma infração implica em uma punição, defende ainda que nenhuma organização política moderna poderia existir sem haver dominação. A lei, o direito, se fez necessário nas sociedades para manter sua integridade. O poder instaura normas exatamente quando as regras de justiça já não têm mais força suficien te para que os homens as respeitem.
Podemos perceber a partir desse capítulo, que o autor se mostra favorável a teoria da Soberania defendida por Hobbes. Hobbes, apesar de ter sido leitor de Aristóteles, acreditava que o homem era na verdade um ser apolítico e anti-social (o homem é lobo do homem), assim afirmava que a República, o Leviatã, deveria ser instalada com a