Resenha o que é poder
Andreza Maria, Juliana Oliveira, Tathyane Almeida – FTC Vitória da Conquista Direito – I Semestre.
O que é poder- Gerard Lebrun
Gerard Lebrun, em seu livro O que é Poder, aborda vários argumentos de pensadores da constituição do Estado, como Rousseau, Locke, Cícero, Kant, Weber, Karl Max, Aristóteles, entre outros. Mas, observamos que seu pensamento está mais semelhante às teorias “Hobbesianas”, por, em sua visão estarem mais de acordo com a descrição exata do que é poder, principalmente em seu livro mais conhecido “O Leviatã”.
No entanto, Poder não pode ser exatamente definido, pois relaciona um conjunto de relações que envolvem todo o corpo social, citando como exemplos: pedagógico, pátrio, policial, etc. Mas, a visão que temos é que o poder é como uma pessoa maléfica, coerciva, limitadora. Lebrun, tenta com seus argumentos desconstruir essa ideia de que o poder é sempre algo ruim, mas sim que é extremamente necessária para o mantimento da harmonia e do direito na sociedade.
Soberania, potência, ato, força, costumes, leis, preconceitos, crenças, paixões, tudo isso está ligado a uma ordem social, e, consequentemente ao poder. Porém, segundo o pensamento de Max e Hegel, é preciso ter cuidado nessa associação entre poder e Estado, para que tal não se torne um despotismo, ou seja, uma vontade particular que se imporá sobre a vontade do coletivo. E, uma sociedade só pode ser completa se atender a vontade de todo o corpo, e não somente de uma minoria.
“O poder que possuo é a contrapartida do fato de que alguém não o possui”, essa é uma citação retirada do livro, onde ele tenta explicar os limites do poder. Com essa tese, surgiram algumas teorias de que o poder só existe em sociedades desiguais. Porém, é comprovado que, nenhuma organização política pode funcionar sem a presença da dominação.
Lebrun trabalha de maneira bem forte as teorias contratualistas e a natural, principalmente na visão de Hobbes e Rousseau, onde o homem