Reseha
FRANCO, Cambi. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999. (p. 377-401)
Franco Cambi é professor de Pedagogia Geral na Universidade de Florença. Desde 1997 é membro do Conselho de Administração IRRSAE-Toscana e é atualmente presidente da IRRE-Toscana. Há mais de dez anos atrás, o conselho de administração da CIRSE. Dirige o UNELG-Toscana. Desde 1998, ele dirigiu "Estudos sobre a formação." É Diretor Científico dos Arquivos de pedagogia italiano do século XX. Direciona série editorial várias editoras, incluindo: "As Cartas" Florence ", Nova Itália", em Milão, "Carocci" Roma ", Unicopli" em Milão (referencia Franco Cambi Biografia)
Marcada como uma era de profundas modificações, marcantes por sinal, sendo caracterizada pelas revoluções, buscando a construção de uma sociedade mais justa.
O Capitalismo começa a tomar forma com o modelo americano, imperialista obtenção de lucros, no sentido máximo da palavra (enriquecimento pleno), como melhor exemplo. Com esse novo modelo de governo, a exigência de um modelo de industrialização era inevitável, a participação do homem passa a ser mais incisiva, tornando-o participativo e produtivo. A centralidade da educação deve ser destacada, proporcionando ao homem uma interação mais relevante da sociedade.
Com essas mudanças é correto afirmar que o foco da Contemporaneidade é o social-político, com um comprometimento mais acentuado por parte da sociedade, característica não vista com freqüência nas eras predecessoras, com isso alavancando a sociedade a um patamar não visto antes.
A pedagogia nada mais era do que um instrumento de transmissão social das ideologias, visando à unificação da sociedade por completo, sem exceções de casta, classe social ou grupos. Intimamente ligada com a pedagogia, às ideologias influenciavam a sociedade de forma direta, como uma forma de domínio perante a sociedade.
Com isso a pedagogia estava caminhando paralelamente com a