Requisitos Rational Unified Process
Francisco Ribeiro Cavalcante Netto ¹
Pedro Marcelo de Sá Alves ²
Wesley Alves ¹
¹Sistemas de Informação
²Análise e Desenvolvimento de Sistemas frcnetto@gmail.com , pedromarcelodesaalves@hotmail.com , wesley_al_ves@hotmail.com 1. Embasamento Teórico O Rational Unified Process (RUP), desenvolvido pela Rational Software Corporation, é um processo de engenharia de software . Suas principais características são:
Desenvolvimento iterativo e incremental, Orientada a objetos, Arquitetura robusta,
Análise de riscos e Utilização de casos de uso. Em um processo iterativo, a especificação é desenvolvida em conjunto com o software (Sommerville, 2004), já no desenvolvimento incremental é feito um esboço junto ao cliente, onde serão abordadas as funções primordiais para o sistema e, ao longo de várias entregas, são adicionadas as funcionalidades menos importantes.
O RUP foi desenvolvido para se aplicar a uma grande classe de projetos diferentes podendo ser considerado um framework genérico para processos de desenvolvimento de software . Para um uso eficiente, o RUP deve ser configurado de acordo com o projeto específico ou de acordo com o padrão da empresa como um todo. O RUP se baseia em quatro fases:
Concepção
Nesta fase deve ser determinado o escopo do projeto e deve ser feita uma análise na viabilidade econômica do projeto.
Elaboração
Nesta fase devem ser previstos e eliminados os principais riscos do projeto, devese também definir uma arquitetura estável na qual o projeto possa evoluir.
Construção
Nesta fase um produto é desenvolvido iterativamente de forma que um usuário possa utilizar.
Transição
Nesta etapa uma versão beta é entregue ao usuário.
Ao final das quatro etapas o ciclo é reiniciado para que o projeto evolua. Todas as fases são