Requisito de hardware e Software
Requisitos mínimos
Free Pascal está apto para rodar em processadores 386. Mas eu prefiro utilizar outros processadores como 486 ou superiores. CPUs AMD também funcionam, é claro, já que eles são compatíveis com o 386. Free Pascal pode rodar também no processador da Motorola. Pode precisa ter pelo menos um 680x0 ou 68020 para que ele funcione. Em qualquer plataforma, recomenda-se pelo menos 8 megabytes de RAM, ele irá funcionar até com somente 4 megabytes de RAM. Considerando-se espaço em disco, você precisa de no mínimo 25 megabytes para a instalação. O compilador está disponível para vários sistemas operacionais. A última novidade é que ele também está disponível agora para sparc, AMD64, e arm/linux. plataformas Free Pascal Existem pacotes para Linux, Win32, Amiga, Dos, QNX, Solaris, BeOS, NetBSD, FreeBSD, e OS2.
No linux, a maioria das pessoas gostam de programar em C, já que o kernel está escrito nessa linguagem. Anos atrás Pascal era conhecido por produzir códigos assembly bem legíveis. Para compatibilidade com o Linux, FPC (Free Pascal Compiler) tem ótimas funcionalidades, uma vez que você terminou um programa usando o compilador Linux FPC, então o programa estará apto a rodar em qualquer tipo de máquina linux. Isso é muito legal! Você poderá usar o código que escreveu em qualquer uma delas. A última melhoria do FPC é que ele agora suporta POO (Programação Orientada a Objeto) muito bem, da mesma forma que o Delphi e o Kylix. Para quem conhece Object Pascal as coisas estão fáceis. Não há diferenças entre eles, seja na sintaxe do código, ou nas poderosas funcionalidades disponíveis.
FPC possui uma grande vantagem também... ele é como uma IDE (Integrated Development Environment) que é muito similar ao TP7. Eu não posso ficar aqui divagando sobre as vantagens por muito tempo... este compilador pode fazer programação de banco de dados. Você pode se conectar a grandes servidores SQL como MySQL e PostgreSQL, e até