PROJETO MULTIDISCIPLINAR 2010
JOSE CARLOS DE NOBREGA
Projeto Integrado Multidisciplinar
BEMFAM
REUBEN TELES DE MEIRELES
Projeto Integrado Multidisciplinar
BEMFAM
RESUMO
Em novembro de 1965, na XV Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, profissionais de medicina, de 16 estados brasileiros, participaram de uma mesa redonda sobre Planejamento Familiar. Na época, Dr. Octávio Rodrigues Lima, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, apresentou um trabalho sobre aborto provocado que denunciava a existência de um grave problema médico e social no país.Na apresentação desse trabalho, o planejamento familiar foi apontado como alternativa para minimizar os prejuízos do aborto desassistido à saúde da mulher. Nascia, assim, a Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil, oferecendo à mulher opções mais seguras para evitar a gravidez não planejada.
As primeiras clínicas e laboratórios prestavam atendimento diversificado e de alta qualidade, incluindo serviços de orientação para a vida sexual e familiar, atendimento pré-natal, acompanhamento pós-parto, atendimento ginecológico, orientação e educação em planejamento familiar e fornecimento de métodos anticoncepcionais, cientificamente aprovados.
Constituída como organização não governamental, sem fins lucrativos, de ação social, a BEMFAM tem registro de Utilidade Pública Federal. Desde de 2001 possui Status Consultivo Especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Sua missão, de defender os direitos reprodutivos no exercício da cidadania e promover a educação e a assistência em saúde sexual e reprodutiva, em colaboração com os órgãos governamentais e setores organizados da sociedade civil, alinha-se às recomendações das Conferências Internacionais sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994), e sobre a Mulher (Beijing, 1995). Desde então, a BEMFAM