República velha
Depois D.Pedro segundo declara o fim da monarquia um grupos de militares que apoiavam o regime repúblicano que aliás foi em 15 de novembro de1889 mas isso não melhorou os conflitos entre os grupos politicos , que era dois civis e militares ,mas dentro de cada grupo existia conflitos internos ,um era representado pelos fazendeiros chamados republicanos historicos que queria uma república federativa.Tinha os civis que queriam uma ditadura positiva.Tinha também os republicanos radicais que queriam a população que se integrace mais nós valores democraticos.Como sempre os Restauradores com um pesamento mornarquista, mas eram poucos.
No grupo dos militares também tinha conflitos internos mas uma ideologia unia a todos que era implantar um República forte centralizada no poder Executico,foi assim pelos primeiros anos no Brasil poder Executivo como modo de governo ,liderado por Deodoro de Fonseca(1889-1891)e Floriano Peixoto, essa República da Espada.
Teve na primeira constituição da republicana que foi baseada no modelo norte-americano que foi em 1891 com um sistema federativo,agora o Brasil se chamava República Federativa Estado Unidos do Brasil,e estado recebia os imposto da produção industrial.
Agora dividida em três poderes Execuitiva,Lesgislativo,judiciario, e todo cidadão podia votar,os maoires de 21 anos ,menos os analfabetos,mendigos, dos praças militares e mulheres.
A igreja perde seu estatuto de religião oficial do pais o único casamento reconhecido pela República era o civil.
O encilhamento a desvalorização da moeda e um surto inflacionario, por que rui barbosaministro das finanças aumenta a circulação de dinlheiro, e deu créditos para que empresas entrassem no pais.
Cosolidou o regime com a saida de Deodoro para entrada Floriano Peixoto, que governou com muita dureza,por c